Associação Socorros Mútuos Nossa Senhora da Esperança de Sandim e Freguesias Circunvizinhas.

 -     Associação Mutualista.
 -     Natureza Jurídica: Pessoa coletiva sem fins lucrativos - Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública.
 -     Órgãos Sociais: Assembleia Geral, Conselho Fiscal e Direção.
 -     Fins fundamentais: A concessão de benefícios de segurança social e de saúde destinados a reparar as consequências da verificação de factos contingentes relativos à vida e à saúde dos Associados e     suas famílias.
 -     Modalidades: Subsídio de Funeral e Assistência Médica e medicamentosa
 -     Valências: Centro Dia e Apoio Domiciliário
 -     Filiada na UMP (União das Mutualidades Portuguesas) – UDIPSS (União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social) – REAPN (Rede Europeia Anti Pobreza).
 -     A sede social está situada em Sandim, U.F. de Sandim, Olival, Lever e Crestuma, concelho de Vila Nova de Gaia, mas possui um acervo de aprox. 9000 associados, distribuídos por 18 freguesias dos     concelhos de V. N. Gaia, Santa Maria da Feira e Gondomar.
 -    Possui 3 Clínicas com assistência médica e dentária em Sandim , Seixezelo (concelho de Vila Nova de Gaia) e Canedo (concelho de Santa Maria da Feira) e 1 Farmácia social em Sandim.
 -     Promove a qualidade de vida dos seus Associados e familiares através de atividades que visam o desenvolvimento físico, social, moral, intelectual e cultural, em especial:

    • Ballet clássico – pelo método da “Royal Academy of Dance” de Londres
    • Ballet Contemporâneo – ministrado pela Prof. Teresa Vaz
    • Inglês – com exames reconhecidos pelo “Cambridge School”
    • Yoga – orientado pelo Prof. Luis Baptista
    • Coro “Nossa Senhora da Esperança” – orientado pelo Maestro José Moura
    • Centro de Estudos