Fundada em 13 de Setembro de 1903, esta Mutualidade desenvolve fins de auxílio recíproco, nomeadamente atividades solidariamente relevantes nos domínios da proteção social e da saúde, as quais constituem respostas eficazes destinadas a reparar as consequências da verificação de factos contingentes relativos à vida e à saúde dos seus Associados, promovendo assim a melhoria da sua qualidade de vida. Em conformidade, são resultados destas atividades as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, assistência médica e medicamentosa, subsidio de funeral, bem como a promoção do bem-estar das famílias e da comunidade em geral através da realização de um variado leque de atividades.

Neste milénio em que o Mutualismo assume a defesa dos direitos do ser humano em toda a sua dimensão, a Associação procura com a sua atividade colaborar para que o Mutualismo seja um fator de Progresso Social, tendo como base o vértice da Solidariedade, Verdade e Justiça. Procurando, com o seu contributo, dar um novo impulso ao Voluntariado Social e de parceria com outras entidades e organismos, assumindo em conjunto a sua quota de responsabilidade no desenvolvimento de ações comuns de âmbito social e humanitário.