Centro de Dia  e Apoio Domiciliário

R. da Candeeira, 257 – 4415-834 Sandim

Telm. 965303308

CENTRO DE DIA:
De acordo com os seus estatutos, a Associação de Socorros Mútuos Nossa Senhora da Esperança de Sandim e Freguesias Circunvizinhas, tem como objetivos base fundamentais, no que respeita às respostas sociais Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, responder às principais necessidades dos idosos, combater o seu isolamento e dependência, contribuindo para uma maior auto-estima e bem-estar, estimular a plena inserção e participação responsável do idoso na comunidade, ocupar promocionalmente o seu tempo livre e estimular o seu relacionamento social.
Sendo a nossa Associação reconhecida legalmente como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) com acordos de cooperação celebrados com o Instituto da Segurança Social I.P., toda a organização e funcionamento são pautados pela legislação base em vigor e supervisionados por aquele Instituto.
O Centro de Dia funciona no horário compreendido entre as 08h30 e as 17h30, em dias úteis, 12 meses por ano.

Os objetivos gerais do Centro de Dia são:
a)    Apoiar os utentes e suas famílias na satisfação das necessidades básicas e atividades de vida diária;
b)    Colaborar e/ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde;
c)    Prestar os apoios necessários às famílias dos idosos, no sentido de preservar e fortalecer os laços familiares;
d)    Proporcionar um ambiente calmo, confortável e humanizado;
e)    Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento;
f)    Potenciar a integração social;
g)    Criar condições que permitam preservar e incentivar a convivência social, através do relacionamento entre os idosos e destes com familiares e amigos, com o pessoal do Centro de Dia e com a própria comunidade, de acordo com os seus interesses;
h)    A realização de atividades de animação sociocultural, recreativa e ocupacional que visem contribuir para um clima de relacionamento saudável entre os idosos e para a manutenção das suas capacidades físicas e psíquicas;
i)    Proporcionar alimentação equilibrada, variada e rica nutricionalmente, satisfazendo na medida do possível os hábitos/preferências alimentares; dar cumprimento a dietas especiais, em caso de necessidade, cumprindo as prescrições médicas.

O Centro de Dia assegura a prestação dos seguintes serviços:
a)    Alimentação (pequeno almoço, almoço e lanche);
b)    Cuidados de higiene pessoal e de imagem;
c)    Articulação com outras entidades/serviços para cuidados médicos, de enfermagem e de reabilitação;
d)    Lavagem e tratamento de roupas;
e)    Atividades lúdicas, socioculturais, recreativas e desportivas;
f)    Apoio e acompanhamento psico-social;
g)    Disponibilização de informação facilitadora do acesso a serviços da Comunidade adequados à satisfação de outras necessidades;
h)    Transporte de utentes de casa para a Instituição e vice-versa (opcional);
i)    Acompanhamento ao exterior, incluindo a consultas e/ou tratamentos;
j)    Apoio na aquisição de bens e serviços;
k)    Empréstimo de ajudas técnicas (sujeita a avaliação da Direção);
l)    Fornecimento de Sopa/Jantar, em situações excecionais e que requerem análise da Direção