O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social criada pelo Instituto da Segurança Social, I,P. para apoiar as pessoas ou famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e em risco de exclusão social e é constituída por:

  • Um contrato de inserção para os ajudar a integrar-se social e profissionalmente;
  • Uma prestação em dinheiro para satisfação das suas necessidades básicas

 

A Associação de Socorros Mútuos Nossa Senhora da Esperança de Sandim e Freguesias Circunvizinhas possui um protocolo de cooperação com o Instituto da Segurança Social, I.P. (Centro Distrital do Porto), para funcionamento de duas equipas de acompanhamento de cerca de 440 processos familiares beneficiários de Rendimento Social de Inserção residentes em Olival; Sermonde; Lever; Perosinho; Sandim; Pedroso e Crestuma.
O Protocolo supracitado é constituído por 2 equipas de acompanhamento (2 Assistentes Sociais; 2 Educadoras Sociais; 2 Psicólogas e 4 Ajudantes de Ação Direta) e têm como objetivo desenvolver tarefas inerentes ao acompanhamento das famílias beneficiárias de R.S.I.         
As referidas equipas, que têm a sua sede de funcionamento instalada na Rua do Calvário, n.º 673 - 4415-913 Sandim, visam garantir a intervenção junto das famílias, na criação de condições de autonomia, através do seu acompanhamento efetivo, tendo em vista:

a) A potenciação dos fatores de proteção de cada família, enquanto estratégia de prevenção;
b) A intervenção precoce enquanto estratégia eficaz para minimizar situações de risco ou perigo; e
c) A abordagem local e comunitária, através de iniciativas e serviços locais, centrados na comunidade e promotores do desenvolvimento social.

 

Estas equipas desenvolvem atividades promotoras de competências como o Projeto “Ser solidário”, que tem como objetivo primordial, a facilitação e o desenvolvimento de respostas mais adequadas aos problemas sociais dos beneficiários de R.S.I. Neste âmbito desenvolveu-se diversas atividades entre as quais a atividade “Papel por bens essenciais”, que tem por finalidade converter o papel angariado, através da venda, em produtos alimentares.

 

Deste Projeto surgiu ainda o “Espaço Solidário” (loja solidária), que tem como finalidade contribuir para a promoção e integração social do individuo, família e comunidade; estimulando a sua participação ativa. A loja solidária tem como objetivos, promover a melhoria das condições de vida de famílias carenciadas e potenciar o envolvimento dos parceiros da comunidade envolvente.

Outra atividade significativa foi o Projeto “Mamã Cegonha”, que tem como missão social a integração de beneficiários de Rendimento Social de Inserção na vida ativa, através da aquisição de competências e conhecimentos técnico-profissionais. Deste Projeto, através do estabelecimento de parcerias locais e doação de donativos, surgiu ainda a “Casa Feliz” – Alimentação, Roupa e acessórios para Casa, que permite melhorar o acesso à satisfação das necessidades básicas.

 

Temos consciência que estas atividades exigem uma grande entrega de ambas as partes, no entanto os resultados positivos são evidentes, que vão desde o desenvolvimento da sua autoestima, à construção de uma nova autoimagem, como serem seres humanos capazes, úteis e passíveis de desenvolverem os seus potenciais latentes

Um ponto importante destas Equipas é o contacto frequente que estabelecem com as famílias no seu domicílio, possibilitando o detetar problemas existentes que não são visíveis nos atendimentos efetuados. Quando verificam que os conhecimentos transmitidos nas ações referidas anteriormente não são colocados em prática/não foram assimilados corretamente, é analisado o seu motivo e implementado um Plano individual dirigido à família em causa, para que esta com a ajuda das equipas e das Ajudantes de Ação Direta, adquira as competências pretendidas.

 

Contactos:

Equipa A – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Equipa B – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Telf. 227639513

Telm. 969507431 

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 9.00 às 12.00 horas e das 13.30 às 17.30 horas
Rua do Calvário, 673
4415-913 Sandim